4 Passos para começar a trabalhar com Marketing Digital: Você também pode!
Se você já se perguntou “como posso começar a trabalhar com Marketing Digital?”, nesse post eu conto para você como foi que eu comecei (e você também pode).
Em 2013 eu completava 10 anos trabalhando para uma empresa de moda infantil. Eu era CLT e achava que por ter tanto tempo de empresa isso me daria alguma estabilidade. Mas a realidade é outra. Eu sofri um acidente durante as minhas férias e quando voltei de licença fui mandada embora por uma pessoa que nunca tinha visto na vida.
Depois de perder o emprego e decidir que não ia mais pegar trem lotado e bater cartão eu apresentei um plano de negócios (que tinha tudo para dar certo) para um amigo. Decidimos juntos abrir um e-commerce de moda infantil. Éramos uma pequena empresa, ele entrava a maior parte do dinheiro e eu com o trabalho, as vezes das 6am à 00h00. Com um orçamento limitado, não recebemos a atenção necessária das Agências ACME para desenvolver nossos negócios. “A maior agência de Google Ads do Brasil” vendia body de bebê como se fosse liquidificador.
Na tentativa de alavancar as vendas, me formei em diferentes ferramentas de marketing e comecei a implementar na nossa loja, mas já era um pouco tarde. Não tínhamos mais recursos para continuar. Em 2015 decidimos encerrar o projeto com uma dor enorme no coração.
4 Passos para começar a trabalhar com Marketing Digital
Precisando trabalhar pensei: se a minha marca era pequena e não conseguiu crescer por falta de uma estratégia de marketing adaptada para pequenas e médias empresas, devem existir milhares de empresas na mesma situação (e eu estava certa).
Foi essa experiência me ajudou a definir meu objetivo profissional: permitir que as pequenas e médias empresas cresçam graças ao marketing digital!
Peguei meu conhecimento e experiência como cliente de agência e fui prospectar.
1. Liste suas habilidades antes de começar a trabalhar com Marketing Digital
A primeira coisa que fiz quando decidi começar a trabalhar com Marketing Digital foi listar tudo que podia oferecer como serviço com alta qualidade de entrega. Tudo que tinha aprendido em minhas experiências anteriores. Google Ads, Facebook Ads, e-mail, planejamento…
2. Pesquise a concorrência
Na sequencia realizei uma pesquisa de preços dos serviços dos possíveis concorrentes. Por concorrentes eu via as agências mesmo. A ideia era prestar um serviço profissional com tarifas mais competitivas. Além de dar a atenção de que um pequeno negócio necessita.
3. Faça uma apresentação profissional
Com todo conhecimento em design que eu tinha, criei uma apresentação clara e com visual profissional. Naquela época não existia o Canva, foi na raça mesmo. Nessa apresentação falei um pouco sobre mim, minha experiência e apresentei os serviços que prestava. Também fiz uma tabela com preços e possíveis pacotes que o cliente poderia se interessar.
4. Prospectar clientes
Agora chegou a hora de procurar o sonhado cliente. Eu pesquisei marcas infantis, pois já tinha mais de 12 anos de experiência no mercado. Eu me sentia mais segura e acredito que as marcas que confiaram em mim também se sentiam mais tranquilos com uma profissional que tinha uma base sólida no segmento. Selecionei as marcas que contataria pelo nível de necessidade de um serviço de marketing. Marcas que precisavam de ajuda. Não contatei marcas que estava tudo lindo. Eu sabia que não poderia agregar muito na época. Seriam meus primeiros clientes como empreendedora.
Procurei pelo contato dos proprietários das marcas e escrevi um e-mail personalizado para cada um deles. Enviei cinco contatos. Tive três retornos e agendamentos de reuniões. Uma semana depois já tinha meus dois primeiros contratos assinados.
Você está cansado de trabalhar para os outros sem perspectiva de crescimento? Está buscando maneiras de trabalhar com marketing digital pois acredita que pode ter uma melhor qualidade de vida, com melhores ganhos e mais tempo para si?
Trabalhar com marketing digital me permitiu fazer a diferença no negócio dos meus clientes e na minha vida. Através do trabalho e aprendizagem contínuos, virei a chave saindo do regime CLT e sendo dona do meu negócio, tendo flexibilidade para viajar, escolher com quem quero trabalhar e fazer o que mais gosto.
Você já pensou em trabalhar com Marketing Digital? Deixe seu comentário.